Veículos com Sistema de Chamada Automático para 112



A partir de 31 de Março de 2018, a concepção dos novos veículos obriga a instalação de aparelhos sem fios eCall, que activam automaticamente um sinal de alarme para o número europeu de emergência, 112.

Esta medida foi aprovada hoje (02/03/2015) pelos ministros dos transportes da União Europeia em Bruxelas, com o objectivo de tornar mais rápido e eficiente os serviços de emergência em caso de acidente de viação.

O eCall, comunicado através dos sistemas de navegação por satélite, reduzirá para metade o tempo de resposta a emergências e por consequência irá contribuir para a diminuição do número de vítimas mortais.

Salienta-se que o presente sistema estará operacional em Outubro de 2017, sendo gratuito e acessível a todos os consumidores.

Como salvaguarda, os dados relativos à sua localização serão permanentemente apagados e não comunicados.

Estudos revelam que poucas organizações funcionam sem utilizar a estrada, sendo que um terço das vítimas ocorre em acidentes rodoviários em que pelo menos um dos intervenientes se encontra a conduzir um veículo ou a utilizar a via pública por motivos de trabalho.

Para os leitores mais curiosos apresento o seguinte link referente à sinistralidade rodoviária e condução profissional em Portugal, apresentada na ultima campanha realizada pela Autoridade das Condições de Trabalho.Apresentação ANSR

Fonte:Saponotícias

Sem comentários: