Inovação em Alerta de Acidentes - Hi Tractor

 

O Hi Tractor é sem duvida uma inovação para o sector agrícola, no âmbito de alerta para acidentes com tratores agrícolas. Este dispositivo móvel de alerta estará disponível até ao final do ano de 2014 e permitirá evitar a morte por alerta tardio.

Através das estatísticas fornecidas pela Autoridade das Condições do Trabalho (ACT) foi registado 66 acidentes com tratores agrícolas, dos quais 36 trabalhadores morreram.

É de louvar o projeto idealizado e apresentado por António Menino. O projetista divulgou que trata-se de um conjunto de sensores, uma caixa com componentes eletrónicos, hardware e software que monitorizam toda a atividade do Equipamento de Trabalho permitindo detetar e alertar se o veículo está em posição de acidente ou de trabalho. Para além de alertar para acidentes de queda ou capotamento o mesmo possibilita dar o alerta para uma doença súbita do tratorista e para esse efeito o mesmo comporta de uma pulseira com botão de SOS que aciona o alarme.

O sistema está ligado a um servidor "Web" para onde são enviados/registados todos os acontecimentos, assim como o alerta em caso de acidente através de uma rede de contactos de telemóveis (Smartphones) fornecida pelo proprietário.

António Menino consciente do contributo para sector agrícola pretende dar continuidade ao seu projeto com a criação de uma rede de auxílio de proximidade, composta por pessoas que podem fazer o primeiro socorro.

Fonte: Notíciasaominuto

Sem comentários: