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Responsabilidade Social

 


A Responsabilidade Social das Empresas é a integração voluntária de preocupações sociais e ambientais nas organizações com todas as Partes Interessadas e ao cumprimento dos deveres e obrigações dos indivíduos e empresas para com a sociedade em geral.

Uma organização socialmente responsável tem como linha de orientação o respeito pelos direitos humanos, o investimento na valorização pessoal, a proteção do ambiente, o combate à corrupção, o cumprimento das normas sociais e o respeito pelos valores e princípios éticos da sociedade em que se inserem.

A competição empresarial no mundo globalizado, tem levado as empresas a procurarem fatores diferenciadores estratégicos através da responsabilidade social empresarial, tendo como objetivo a implementação na Norma SA 8000 (Social Accountability).

A metodologia da presente Norma é semelhante ao International Organization for Standardization (ISO) e esta materializa-se em duas dimensões: A Interna e a Externa.
A Interna diz respeito à gestão dos Recursos Humanos, a Saúde e Segurança no Trabalho, a adaptação à mudança e à gestão do impacto ambiental. A Externa reflete-se na rede de relações com as comunidades locais envolvendo todas as Partes Interessadas, nomeadamente colaboradores diretos e indiretos, clientes, fornecedores, acionistas e investidores.

A implementação da SA 8000 segue o cumprimento dos seguintes requisitos normativos:

- Trabalho infantil;
- Trabalho forçado;
- Segurança e Saúde do Trabalho;
- Liberdade de associação e direito à negociação coletiva;
- Discriminação;
- Práticas disciplinares;
- Remuneração;
- Sistema de Gestão.

De seguida apresento um pequeno filme desenvolvido pela International Labour Organization, sendo este um requisito da presente norma com maior peso em prol da defesa dos Direitos Humanos.

 

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