Portaria 112/2014 - Prestação de Cuidados de Saúde Primários



A Portaria 112/2014 regula a prestação de cuidados de saúde primários do trabalho através dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES)
 

A referida lei estabelece, quais os grupos de trabalhadores aos quais pode ser conferida a assistência de cuidados de saúde primário do trabalho através de unidades do Serviço Nacional de Saúde:

- Trabalhador independente;

- Trabalhador agrícola sazonal e a termo;

- Aprendiz ao serviço de um artesão;
- Trabalhador do serviço doméstico;
- Trabalhador da atividade de pesca em embarcação com comprimento inferior a 15 m cujo armador não explore mais do que duas embarcações de pesca até esse comprimento;
- Trabalhadores de microempresas (menos de 10 trabalhadores) que não exerçam atividade de risco elevado.

Nota: É estabelecido que o empregador e o trabalhador independente devem fazer prova da sua situação, bem como pagar os respetivos encargos.
 
Considera-se que o médico de família acompanha o utente/trabalhador ao longo da vida, pelo que é o profissional de saúde que está melhor habilitado para diagnosticar e tratar as doenças dos trabalhadores e promover a sua saúde no seu contexto geral e laboral. É ao médico de família que está atribuída a competência de avaliar a inaptidão para o trabalho e, implicitamente, a aptidão para o trabalho.

Os Cuidados de Saúde Primários são os cuidados de saúde essenciais que integram as seguintes matérias:

- Educação sobre os problemas fundamentais de saúde e trabalho e sobre os princípios de prevenção dos riscos profissionais;

- Promoção da saúde considerando o contexto de trabalho;
- Vigilância da saúde do trabalhador, incluindo o encaminhamento para especialidades médicas necessárias e para exames complementares de diagnóstico;
- Vigilância das condições de trabalho;
- Vacinação;
- Participação das doenças profissionais;
- Registo de acidentes de trabalho.
 
O empregador ou o trabalhador independente, deve requerer a prestação de cuidados de saúde primários do trabalho ao ACES da área de residência do respetivo trabalhador, ou, em alternativa, ao ACES onde o trabalhador esteja inscrito, através do modelo de requerimento constante do anexo 1 da presente portaria que apresento de seguida.
 
 
A presente portaria entra em vigor 30 dias após a sua publicação.
 
De seguida apresento também o link da persente portaria:

 

44 comentários:

geral@mesop.pt disse...

Esta portaria é vergonhosa. Não encontro outra forma de a classificar. A especialidade de Medicina do Trabalho serve para quê ? Será que quem criou este diploma sabe o que se passa em milhares de micro-empresas portuguesas, pequenas indústrias, etc, onde o risco de acidentes de trabalho é enorme. É o médico do ACES que vai fazer a avaliação ? É tipo de gentinha que está à frente dos destino de Portugal ...

Anónimo disse...

É realmente vergonhoso e aterrador...isto só mostra que o governo não conhece o tecido empresarial Português. ...e a DGS não sabe o que anda a fazer...é um completo descrédito para a especialidade de medicina no trabalho. ...as empresas de SST e os tecnicos de SST deviam se unir....

MEDICO DO TRABALHO disse...

Nem quero acreditar em tamanha loucura, ainda estou de boca aberta.....as empeesas de segurança e medicina é que vão ser fortemente prejudicadas. ..

Geral@mesop.pt disse...

Já existe um movimento que pretende contestar esta decisão. Contactem a APEMT e juntem-se a nós empresas e profissionais do setor. A APEMT é uma associação que defende os interesses das empresas do setor. É PRECISA A PARTICIPAÇÃO DE TODOS.

Anónimo disse...

Só lamento que a APEMT nunca tenha feito nada para alem de gastar o dinheiro das quotizações dos associados em almoços e jantares.

Luis Antunes disse...

Não obrigado. Essa associação não merece crédito.

Luis Filipe disse...

Só sei que das 400 empresas de segurança e Medicina do trabalho em Portugal umas 150 a 200 vão fechar e consequentemente entre 500 a 600 trabalhadores vao engrossar a lista de desempregados,

Geral@mesop.pt disse...

Respeito a opinião sobre a APEMT embora não concorde. Não acredito no encerramento das empresas de SST até porque os ACES não tem capacidade de resposta. O problema e o mais grave é a credibilidade do setor. Médicos de clínica geral e familiar a fazer exames de Medicina do Trabalho ? Só num país de loucos. Faço um apelo à união em defesa do setor.

Anónimo disse...

Realmente esta portaria é uma vergonha.mas a APEMT só para organizar almoços e jantaradas.e não defende a grande maioria das empresas de HSST

Anónimo disse...

Sou profissional da área e entendo que só com uma união forte, no combate a estas graves ilicitudes, com interesses não sei bem de quem, se conseguem defender os inúmeros postos de trabalho do sector. Não comento opiniões destrutivas, da única Associação que conheço, mas sei também que estão já em conjunto com o colégio da especialidade a preparar a impugnação a esta miserável Portaria, partilho a opinião de que a união faz a força. Onde estão os médicos de família dos Portugueses? Quem nos devolve o dinheiro pago pela especialidade que fizemos?.....??? O que vai a conhecer aos técnicos e outros profissionais das pequenas empresas de serviços externos???

jorge disse...

Nem quero acreditar.....vai ser o fim de muitas empresas de medicina do trabalho....salve-se quem puder...

Geral@mesop.pt disse...

Correm muitos comentários que as seguradoras são um dos interessados nesta portaria. Para já são os ACES a fazer os exames, mais tarde vão passar para as Seguradoras. Todos sabemos que é preciso financiar os partidos políticos para sustentar todos aqueles malandros que vivem à nossa custa. VALE TUDO EM PROL DOS INTERESSES INSTALADOS. DEIXEMO-NOS DE QUESTÕES MESQUINHAS. UNAM-SE A APEMT. Se não querem ser associados tudo bem. Mas ajudem neste momento porque nos querem destruir.

Anónimo disse...

Este Secretário de Estado passou uma certidão de óbito às empresas de SST, só ficarão as grandes. É de facto uma grande tristeza, que País, que Governo. Como nos podemos Associar à APEMT?

geral@mesop.pt disse...

O site www.apemt.com tem um link para candidaturas de novos sócios. Aproveito para informar que não tenho qualquer interesse em canalizar as empresas para a APEMT, apenas sei que estão a ser tomadas medidas para travar esta vergonha, concordo com o que está a ser feito e sou de opinião que nos devemos unir para bem de todos.

Já agora desculpe discordar mas as empresas grandes também são afetadas e muito. Talvez até mais do que as pequenas dadas as suas estruturas pesadas, nalguns casos com investimentos recentes muito elevados.

Anónimo disse...

Acho que é a altura de ser criada uma Associação que de defenda as empresas de HSST.e não se acomode como a APEMT.mais preocupada com interesses instalados
vocacionada para servir as ambições das grandes empresas.que pretendem monopolizar todo o mercado.

geral@mesop.pt disse...

Acima de tudo que se defendam os interesses reais de todas as empresas de SST, pequenas e grandes. Seja com a APEMT ou seja através de uma outra associação ou organização. Sou gerente de uma micro empresa de SST, não estou muito interessado na criação de uma nova associação, mas se não houver consenso com a APEMT (ou outra) então que crie um novo movimento ou associação mas que seja unida e com uma forte participação. Se aparecer neste blog um numero suficiente de interessados disponibilizo-me para marcar uma reunião urgente para discutirmos o assunto, seja uma nova associação ou seja o que for. O importante é que se defendam os interesses de todos.

Anónimo disse...

então esta é a altura de ser criada essa Associação. que se preocupe e defenda todas as empresas do sector.e que não seja uma associação elitista como a apemt.. e têm que ser as micro.pequenas e médias empresas a tomar a iniciativa. criar uma associação que defenda e se preocupe com todas as empresas de hsst.

geral@mesop.pt disse...

Vamos aguardar até ao final deste fim de semana e ver qual a reação dos intervenientes neste blog. Se virmos que o interesse é o de criar alguma organização das micro e pequenas empresas do setor e desde que tenha representação podemos então marcar uma reunião. Mas que seja para defender os interesses reais do setor porque estamos todos a ser prejudicados, pequenos ou grandes. Pensar em divisões nesta altura não é aconselhável, por isso defendo que nos unamos em torno de organizações já existentes. Se não for possível, que seja de outra forma, quem sabe até convidando as associações já existentes. O IMPORTANTE É A DEFESA DE UM SETOR QUE ESTÁ EM RISCO.

João Miguel Calado disse...

Boa tarde caros leitores,
Tenho todo o prazer em disponibilizar o meu blog para uma publicação focada na promoção da criação de uma nova organização de micro e pequenas empresas de SST ou mesmo para divulgação de uma data oportuna para uma futura reunião.

Cumprimentos,

João Miguel Calado

Anónimo disse...

Devem estar a brincar comigo. Medicina do trabalho... Consultas de 5 minutos??? Por favor... Como cliente, acho muito bem.

geral@mesop.pt disse...

Caro "Anónimo". Se lhe fazem consultas de 5 minutos então mude de prestador porque está a ser muito mal servido. Ou então esmagou de tal forma o preço que o serviram da forma que merece. Quando falamos de Medicina do Trabalho falamos de coisas diferentes, não é disso. Só lhe desejo que nunca tenha um acidente de trabalho, não vá um dia precisar de nós. Já agora, existem muitas empresas no mercado que fazem verdadeiras consultas e exames de Medicina do Trabalho e que cumprem a legislação. Um abraço.

Renato disse...

Bela resposta ....as pessoas falam mal da medicina mas esquecem muitas vezes que pagam muito pouco por uma consulta de especialidade. As nem querem fazer exames para não pagarem. Muita gente tem o que merece mesmo...

Anónimo disse...

Constato com pesar que a apemt não está ao serviço da grande maioria das empresas de HSSt.mas actua de uma forma sectária.ao serviço de uma minoria.esta é a altura para dar um murro na mesa e alterar esta situação.criando uma associação sem vicios.que não defenda apenas meia dúzia de empresas. É urgente continuar a melhorar a qualidade das empresas de HSST por isso é importante caminhar lado a lado com a associação que agregue. que seja interventiva e que olhe e defenda todas as empresas de HSST da mesma forma.quer sejam micro.pequenas .medias ou grandes

Anónimo disse...

Amigos,

Estava a pesquisar na net uma porcaria (desculpem, uma portaria) sobre a SST e descobri este blog. Quando soube da notícia pensei: não acredito, isto não deve estar a acontecer. O governo anda a fechar centros de saúde, algumas pessoas deslocam-se mais de 100 kms para ir ao médico e quando chegam lá dizem-lhes que têm falta de médicos, que vão para casa e esperem uns meses. Ou então façam um seguro de saúde que assim o estado não tem de pagar. E então aparece um iluminado que manda publicar uma porcaria (desculpem, uma portaria) para enviar cerca de dois milhões de consultas por ano para os centro de saúde. Vai ser lindo vê-los a rebentar. E os médicos que lá trabalham é que vão ficar contentes. Já nem têm aparelhos para trabalham e agora até vão fazer espirometrias e audiometrias. Espetacular ! O secretário de estado deve ter acordado mal disposto e lembou-se de fazer a vida negra ao ministro da saúde. Lá pensou: espera aí que tu já vais ver o que é tratar da saúde aos portugueses. Ou então isto é uma pescadinha de rabo na boca. Não é este governo que quer privatizar a saúde ? Quem são os amigos deles que estão interessados nessa tramóia ? Não tarda muito e vamos ver a Medicina do Trabalho nos hospitais e seguradoras. Pois é meus amigos, não são os hospitais privados que estão a estoirar e já nem conseguem pagar os ordenados milionários dos gestores ? E a "pasta" para os partidos ? Mas afinal como é ?

Onde é que eu já vi isto ? Vamos todos votar hoje que eles precisam dos empregos !!! A DGS e a ACT, não dizem nada ? Tratem mas é de se unir se não querem ir viver para debaixo da ponte.

Anónimo disse...

então a ACT e a DGS não dizem nada? quem vai lucrar com tudo isto?as empresas? não acredito! talvez os amigalhaços e o clientelismo político. hoje não fazia intenção de ir votar.mudei de ideias. porque de uma vez por todas.temos que dizer não.lutar para modificar esta e outras medidas.

Anónimo disse...

é preciso dizer a verdade a culpa disto é dos médicos do trabalho que assinam fichas de aptidão sem ver as pessoas. deviam ir presos, eles e as empresas que estão por trás.

geral@mesop.pt disse...

Colegas de profissão e participantes no blog,

Quero encerrar a minha participação neste blog começando por agradecer ao seu autor – João Miguel Calado – pela sua disponibilidade e abertura quanto ao futuro.

Participei neste blog na esperança de reunir algum consenso em torno da associação de conheço – Apemt – para nos unirmos contra a vergonhosa portaria que foi publicada e que nos vai prejudicar a todos.

Não consegui o sucesso desejado, alguns participantes não são a favor da reunião de forças com a Apemt, algo que me deixa alguma tristeza pois não vejo no momento outra forma de defesa dos nossos interesses.

Somos cerca de 400 empresas prejudicadas, é pena não sabermos quantas pessoas trabalham no nosso setor, mas de certeza que somos alguns milhares.

Lutamos diáriamente pelos nossos empregos e pela credibilidade dos serviços que prestamos, merecemos que alguém nos represente e nos defenda em momentos tão graves como o presente.

Deixo aqui um último apelo a todos aqueles que querem lutar contra a portaria 112/2014, gostem ou não da Apemt, juntem-se a ela, pelo menos enviem a V/ opinião escrita para reforçar as medidas que essa associação está a tomar no sentido de derrubar quem nos quer mal.

Apesar de tudo, todos ficamos a saber através deste blog que existem pessoas com boas intenções e muito interessadas na defesa e credibilização do nosso setor, é um primeiro passo para uma futura união, independentemente da forma e da entidade.

Estou disponível para reunir e conversar para bem do nosso setor e na defesa dos nossos interesses, assinei as minhas intervenções com o mail da empresa onde trabalho – geral@mesop.pt - Helder Fernandes.

Para terminar, uma palavra ao senhor secretário de estado adjunto do ministro da saúde:

não conheço as suas aptidões profissionais nem as suas ações na área da saúde, no que respeita a Segurança e Saúde do Trabalho ainda tem um longo caminho a percorrer e é pena que esteja nas suas mãos a decisão de matérias de tão grande responsabilidade. Se um dia precisar, no nosso setor temos muita gente disponível para lhe dar umas aulas, quanto mais não seja para que vossa excelência não volte a fazer asneiras que prejudicam milhares de pessoas de bem. O que lhe desejo a si, é aquilo que vossa excelência nos deseja a nós.

Anónimo disse...

Estou indirectamente relacionado com o sector dos prestadores de serviços externos de SST, acho também uma autêntica aberração deste Ministério da Saúde, mas acho igualmente uma aberração alguns comentários que li neste blog, criar AGORA!!! uma nova Associação para "pequeninos"??? tenham dó e usem os neurónios, procurem a ou as Associações existentes, para em conjunto pedirem uma providência cautelar.

Bruno disse...

Colegas sem querer ofender ninguém eu pessoalmente não me associo porque conheço algumas das empresas associadas e sei do trabalho mediocre e as aldrabices que elas fazem no ambito da pratica laboral. É mesmo verdade algumas dessas empresas são uma autêntica vergonha e até desonram a nossa profissão. Isto para não falar que elas passam o tempo todo a fazer queixinhas umas das outras ao ACT e sei muito bem o que falo...UM ABRACO FORTE A TODOS

Anónimo disse...

APEMT (www.apemt.com) e AEST (www.aest.pt) o que vão fazer sobre esta Portaria?

Anónimo disse...

APEMT e AEST não comentam ? Chegou a hora da união portanto é preciso falar.

Rui Rodrigues disse...

É isso mesmo onde anda a APEMT e a AEST ? O que realmente estão a fazer por nós ? Alguma vez fizeram ? O senhor Helder Fernandes da Mesop ao menos dá a cara ...não se esconde e tem um sentido de interajuda. Voto nele...muito obrigado sr. Helder....não vá embora agora...precisamos da sua orientação e força.

Helder Fernandes disse...

Caro Sr. Rui Rodrigues,

Obrigado pelo apoio. Para bem do setor a minha obrigação é apoiar quem tem condições para nos defender e quem me parece estar em melhores condições é a APEMT. Estou com eles e todos devemos fazer o mesmo. O momento é muito crítico para todos nós, ninguém sabe o que vai ser o futuro, uma certeza temos - se a portaria for para a frente vamos passar maus momentos. Vamos aguardar, tenho esperança que a APEMT faça uma declaração neste blog e tudo se vai clarificar e tranquilizar todos os intervenientes no setor.

Peço a todos que, independentemente das divergências que tem com a APEMT, esqueçam isso por alguns dias e unam-se. Cumprimentos. Hélder Fernandes.

Anónimo disse...

Boa tarde.

Penso que o governo quer mais desemprego .
Mais confusão nos centros de saúde.
E mais incumprimento da lei .
Isto porque a falta de fiscalização vai continuar

Anónimo disse...

Bem.ao criarem esta portaria o estado não está a ter em conta a dimensao do problema.Se pensarmos que as empresas do pais maioritariamente microempresas e mais de 70% da carteira de clientes das empresas de shst são microempresas então teremos aqui um problema de desemprego grave.

APEMT disse...

a APEMT está a encetar todas as diligências, junto de quem de direito, para encontrar uma forma de evitar o impacto negativo da proposta contida na portaria e contornar as adversidades e perturbações que a entrada em vigor do documento poderá trazer para todas as empresas prestadoras de serviços externos de Saúde no Trabalho. A APEMT está a estudar, em profundidade, as implicações desta portaria e deverá veicular a sua posição oficial sobre esta matéria a brevemente. Contamos com todos.

Anónimo disse...

Após ler alguns comentários, fico espantado em como é possivel numa altura destas se discutir os movimentos associativos.
Meus amigos, os movimentos associativos servem na sua maioria para defender setores, e infelizmente em Portugal este é um setor que fica muito aquem, dado que na sua maioria são empresas que não pretendem continuar no mercado.
Essa constatação tem-se verificado na diminuição das listas de empresas autorizadas que tem vindo a diminuir. Agora coloca-se outra questão, porque é que continua o paradigma de que as associações existentes são para defender grandes empresas. Só quem não sabe que se algo tem sido feito em Portugal nos ultimos anos é por força destas associações e tanto são beneficiadas as grandes empresas como as pequenas empresas.
Penso estar na hora de desmistificar conceitos e partir para a união, porque só desta forma é que o setor consegue defender um interesse que é de todos.

geral@mesop.pt disse...

Caros colegas,

Acabo de ter conhecimento das ações tomadas pela APEMT, quero em primeiro lugar agradecer publicamente a esta associação por tudo o que está a fazer pelo setor e aproveito o momento para pedir a todos que se tornem associados da APEMT pois é esta organização que renue condições para nos defender. Não deixem de o fazer, vamos unir-nos de uma vez por todas e mostrar que temos orgulho na nossa profissão.

Unknown disse...

Boa noite! Li com atenção os comentários do blog e a portaria, será assim tão mau para as empresas prestadoras de serviços de saúde no Trabalho?
Convém clarificar o Seguinte :

1.° Os trabalhadores independentes têm possibilidade e necessidade de ter os serviços de medicina no Trabalho aos preços praticados pelas empresas prestadoras de serviços, não podem ter uma alternativa mais acessivél ( taxa moderadora) mesmo que sejam vistos por um médico de familia não me parece incorrecto. Já agora Convém as empresas prestadoras de serviços de saúde verificarem qual a relação de clientes que têm em carteira que sejam trabalhadores independentes, porque nesta área parece-me que vão existir quebras, aliás sou da opinião que as empresas de saúde no trabalho deveriam ajudar a encaminhar os trabalhadores independentes para os centros de saúde.

2.° Está defenido qual o valor da taxa moderadora que as empresas deverão suportar ? Porque a portaria diz que para as microempresas os custos serão assumidos pelas entidades patronais, e aqui parece estar o segredo da coisa!!! Não estou a ver o trabalhador ir ao centro de saúde e pedir uma fatura em nome da empresa com o valor da taxa moderadora que está associada aos rendimentos das pessoas, parece-me uma grande confusão

3.° por ultimo, qual será a microempresa racional, que vai enviar trabalhadores para fazerem as consultas de medicina no trabalho, com o seu médico de família? Que muitas vezes se tratam por tu! Só se for para virem a ter problemas com as aptidões e com as lesões camufladas, hoje em dia qualquer trabalhador pode simular uma lesão provocada pelo trabalho.

Não levem as coisas da forma negativa, realmente devíamos acompanhar as directivas, mas todos conhecemos os lobbyes dos médicos dos centros de saúde, com as farmácias e as consultas de medicina no trabalho vão ficar para 2.º plano o que se faz hoje em dia numa hora, vai passar para 3h de espera num centro de saúde e o empregador é que vai chegar á conclusão que vai sair muito mais caro, mesmo que a tal taxa moderadora seja com um valor simbólico.

Um grande abraço a todos

Paulo Coelho

Anónimo disse...

Tudo como dantes no quartel de Abrantes...então as associações.? a apemt representa quantas empresas? e a aest quantas? no universo de 400 empresas quantas se revêem nestas associações? não estará na altura de a grande maioria das empresas de hsst criarem uma verdadeira associação.que as defendam?

Anónimo disse...

Ao ler estes comentários não posso deixar tambem de os comentar. Alguns traduzem efetivamente uma realidade dos empresario Portugueses, esperam que alguem plante para depois colher.
Meus amigos as associações servem para defender os setores nas atividades que os concerne.
Só um numero elevado de associados pode fazer força na defesa dos interreses do setor que as representa. Mais associações? As associações não são bens próprios, são de associados. Não servem para defender interesses pessoais, qualquer um de voz, basta ir as assembleias e ser ouvido, pode sempre pedir esclarecimentos sobre qualquer ato de atuação, pode formar uma lista apresentar um projeto e fazer-se representar.
Só tem um problema tiram horas de trabalho, a quem lá está a defender.
Não servem para apontar nem falar de casos pessoais, servem para apresentar problemas e resolve-los sejam eles decorrentes de quem lá está ou não.
Tambem já li que fazem denuncias. Meus amigos é um dos papeis de qualquer associação do setor. Mas tambem tem de denunciar quem está em sua representação caso tal seja necessário.
Telhados de vidro quem os não tem?...até porque a forma como se tem abandonado este setor assim o proporciona, senão vejamos:
-setor público não tem serviços;
-Médicos de trabalho, na sua maioria não vão ver as empresas e muito menos conhecem os postos de trabalho;
-Os empresários deste setor na sua maioria preocupa-se em ver o que o outro faz para fazer menos ainda e obter o maior rendimento possivel;
- quem quer trabalhar bem, tem de ser ressarcido, mas não pode porque ao lado á quem queira menos e nada faça;
-A fiscalização não tem meios para atuar;
-e quando atua, a empresa fecha e ao lado abre outra ainda pior;
-e quem vai ganhar com tudo isto?
Os médicos de familia que não empatizam muito com os de trabalho, não se preocupem porque os SNS não vai deixar de dar resposta. Vai fazer dois em um. Na consulta como médico de familia faz tambem a de saude do trabalho, e as taxas não são problema porque das duas uma. Ou o SNS se vai cobrar bem destes serviços, ou no caso de manter a atual taxa moderadora, terá certamente um bom encaixe. Depois se não correr bem, serão adjudicados nos mesmos moldes por concurso aos grandes padrinhos que á muito esperam por isto (grandes grupos hospitalares e seguradoras), que como terão os mesmos moldes do SNS, não necessitam de cumprir requesitos.
Estes por outro lado darão certamente a solução que o serviço publico tanto anseia, solução ao seu problema de incuprimento.
Meus amigos, deixem-se de especulações. A união faz a força, defendam-se, o 25 de Abril teve essa génese, e hoje muito lhes agradecemos.
Criar nesta altura mais associações, acho que as que existem devem é associar-se e defender um só interesse. Até mesmo a associação dos técnicos de SST.
Não se encondam na toca, encarem quem gostam e quem não gostam. No fim se ganharmos esta batalha, e os serviços forem feitos como devem ser, não chegamos para as necessidades.

Anónimo disse...

Dar estas consultas aos medicos de familia e igual as consultas da MT, afinal de contas ninguem cumpre a lei mesmo. Quantos medicos de trabalho conhecem as empresas os postos ou as funcoes. Para os abrangidos por esta lei ir a uma consulta numa clinica qq ou ao centro de saude e igual ou melhor ate no SNS dado que o medico ate o conhece melhor. Do que se fala e a realidade que temos hoje.
Os responsaveis sao todos os coniventes em continuar com os maus servicos feitos ate hoje. Desculpem o poucos que esta afirmacao possa ofender mas sao mesmo muito pou cos.
Se os servicos fossem de qualidade provavelmente nao tinha saido a Portaria.
Para alem de associacoes que considero importante e fundamental em qq setor, a mentalidade e qualidade dos servicos tem de ser alterada, porque se assim nao for esta materia nao tem futuro.

geral@mesop.pt disse...

Caros colegas de profissão,

Hoje foi um dia de intença luta pelos interesses de todos nós. Ordem dos Médicos, APEMT, entre outros, manifestaram-se inclusivé na TSF pela defesa dos nossos interesses. O que hoje aconteceu, e que teve eco a nível nacional, é o culminar de muito trabalho e de muitas ações tomadas no último mês. Agradeço a esse conjunto de verdadeiros lutadores, tudo o que têm feito em defesa das nossas empresas e do setor. Sei que algumas dessas pessoas perdem muitas horas do seu precioso tempo e suportam enormes despesas do seu próprio bolso, fazem grandes sacrificios para nos defender a todos.

Por tudo aquilo que ainda vai ser preciso fazer, pelo respeito que estas pessoas nos merecem, e pela defesa dos nossos interesses, faço mais uma vez este pedido, talvez lhe chame convite, associem-se à APEMT, ajudem neste momento tão importante.

Quero deixar claro que não tenho interesses na APEMT, apenas sou associado e conheço alguns dos seus dirigentes, sei que no momento é necessária uma enorme união, de uma vez por todas sejamos uma só voz representativa de todo um setor.

Anónimo disse...

Respeito a opinião dos profissionais em medicina no trabalho. Mas não podem ver apenas o hipotético descrecimo no Factor financeiro mas sim valorizar a hipótese de melhorar o aspecto competitivo e potenciador das melhorias das prestações de serviços de muitas empresas de medicina no trabalho que detinham o monopólio do mercado em troca de fraca assistência com pesado encargo monetário para as micro empresas.
Está portaria não vem obrigar as microempresas a aderirem aos cuidados primários do trabalho dos centros de saúde. Apenas vem acabar com o ganhar dinheiro fácil à custa de quem tem muitas dificuldades em manter as sua pequenas empresas e era obrigado a financiar um mercado de fachada. Está portaria apenas vem criar mais uma opção de escolha e não deveria meter medo às empresas de medicina de trabalho idôneas e trabalhadoras que mantém os seus clientes satisfeitos. Pensem nos mais fracos (micro empresas) e não nas muitas empresas que enriqueceram à custa delas....