Nível de Radiação Nuclear Aumenta em Fukushima


A principal preocupação da central nuclear em Fukushima Daiichi, desde o acidente ocorrido em março de 211 com o sismo e tsunami que aterrorizou o nordeste do Japão, centraliza-se na monitorização de todo o sistema para evitar novos registos de radiação prejudiciais ao meio ambiente. No entanto foi detetado através dos técnicos da Tokyo Electric Power (TEPCO) uma subida considerável do nível de radiação junto aos tanques que armazenam água contaminada.

Os relatórios da TEPCO apresentam um nível máximo de 2.200 milésimos de Sievert (unidade que mede os efeitos biológicos da radiação), bem acima acima do nível permitido por lei e suficiente para matar uma pessoa sem proteção em questão de horas.
É de conhecimento publico que os tanques foram construídos de forma rápida e económica depois da fase inicial do acidente nuclear de modo a que a água utilizada para arrefecer os reatores pudesse ser armazenada. A TEPCO reforçou também a fiscalização destes tanques e procura transferir o mais breve possível a água contaminada para outros tanques mais sólidos.

O seguinte link apresenta detalhadamente o acidente nuclear de Fukushima:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Acidente_nuclear_de_Fukushima_I




Sem comentários: