Derrame de Mil Litros de Ácido numa Fábrica Portuguesa

No passado 15 de Agosto houve um derrame de cerca de mil litros de ácido nítrico na fábrica de produção de papel Caima em Constância.



O ácido Nítrico é um ácido que em estado puro é um líquido viscoso, incolor e inodoro. Frequentemente, distintas impurezas o colorem de amarelo-acastanhado. A temperatura ambiente libera fumaças (fumos) vermelhos ou amareladas. O ácido nítrico concentrado tinge a pele humana de amarelo e é bastante corrosivo.
Perante esta substância química os trabalhadores e a população de Constância temeu pelo sucedido podendo afetar a saúde dos presentes.

A situação foi controlada rapidamente por elementos da fábrica e pelos bombeiros. Os trabalhadores saíram das instalações fabris como medida de segurança. Alguns residentes na zona também se preparavam para abandonar as casas mas foram informados pelos bombeiros de que não havia necessidade de evacuar quem morava mais próximo porque a situação já estava controlada.

Segundo o comandante dos Bombeiros de Constância, Adelino Gomes confirma que se formou uma nuvem grande mas que acabou por se dissipar. Afirma ainda que o ácido derramado foi contido em bacias de retenção e depois bombeado para as estações de tratamento da fábrica. No entanto a Inspeção Geral do Ambiente antecipou uma inspeção à fábrica com o objetivo de averiguar o sucedido.

O seguinte link apresenta uma reportagem da Sic Notícias sobre o referido acidente:
http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2013/09/02/inspecao-geral-do-ambiente-vai-inspecionar-fabrica-na-sequencia-de-fuga-de-vapores-nocivos

Sem comentários: