Acidente Industrial Grave em Setúbal - Exercício SMPCB




O serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros (SMPCB) da autarquia sadina, realizaram no dia 8 de Novembro de 2012 um exercício de segurança em caso de acidente industrial grave.

"Mitrex 2012" foi o nome batizado para este exercício e teve como principal objetivo testar as capacidades operacionais das forças de proteção e socorro de Setúbal.

O exercício foi causado por uma explosão de origem desconhecida num reservatório de armazenamento de bioetanol, provocando vários mortos e feridos.

O seguinte vídeo apresenta uma excelente complicação de todo o exercício operacional.




Participaram no Mitrex 2012 o SMPCB de Setúbal, a Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, o Comando Distrital de Operações de Socorro da Autoridade Nacional de Proteção Civil, a Agência Portuguesa do Ambiente, a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, a Refer, a Junta de Freguesia do Sado, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Setúbal, o INEM, a Cruz Vermelha Portuguesa – delegação de Setúbal, a Capitania do Porto de Setúbal, a PSP, a GNR e o Centro Hospitalar de Setúbal.
 
No exercício participam ainda o Instituto Politécnico de Setúbal e a Fundação Escola Profissional de Setúbal e as empresas Tanquisado, Portucel, Lisnave, Sapec Agro, Sapec Química, Sapec – Parques Industriais, Sopac, Eco-Oil, TST e Atlantic Ferries.
 
Este tipo de simulacros tornam-se uma mais-valia para todos os intervenientes e sociedade envolvente, pelo facto de poderem pôr em pratica os procedimentos de controle apresentados pela diretiva "SEVESO II".
 
O seguinte link apresenta um manual de apoio à elaboração de planos de emergência externos (Diretiva "SEVESO II").

Sem comentários: