Desfibrilador nos Centros Comerciais

Esta semana, enquanto passeava no centro comercial do Fórum Montijo, deparei-me com um desfibrilador encastrado na parede de uma das vias de circulação mais ativa. Sinceramente desconhecia tal medida! Perante a situação atrevi-me a tirar uma foto para colocar no blog e elogiar a excelente ideia implementada na segurança dos trabalhadores e visitantes dos centro comercias de todo o país.


A primeira utilização de um desfibrilador automático externo (DAE) disponível num espaço público, em Portugal, comprovou ser um método essencial e eficaz depois de ter sido necessário para assistir um homem que teve uma paragem cardiorrespiratória, esta sexta-feira, num centro comercial, em Lisboa.

O caso, de acordo com a SIC online, ocorreu em 2010 pelas 16h08, quando um dos visitantes do Centro Comercial Colombo, com cerca de 60 anos de idade, sofreu uma paragem cardíaca, que foi identificada pelos vigilantes.

De acordo com o INEM, os vigilantes seguiram de imediato o novo protocolo definido para estas situações e utilizaram um dos aparelhos DAE disponíveis no local.

Procederam a manobras de suporte básico de vida com a recomendação de aplicação de um choque. A intervenção resultou na recuperação do batimento cardíaco e ventilação espontânea por parte da vítima.

O homem foi depois assistido no local pelas equipas do INEM e transportada para o Hospital de Santa Maria, onde deu entrada na urgência.

Várias instituições públicas e privadas, "preocupadas em melhorar a resposta a dar em eventuais casos" semelhantes, adquiriram ou pretendem adquirir equipamentos destes para os colocar nas respetivas instalações ou veículos, acrescenta o INEM.

No mês passado todos os centros comerciais do grupo Sonae Sierra foram equipados com aparelhos de desfibrilação. De acordo com dados do INEM, 45 entidades licenciaram programas de desfibriladores automáticos externos, relativos a 102 aparelhos em 74 espaços públicos.

O Desfibrilador Automático Externo (DEA) é um aparelho eletrônico portátil que diagnostica automaticamente as, potencialmente letais, arritmias cardíacas de fibrilação ventricular e taquicardia ventricular em um paciente. Além de diagnosticar, ele é capaz de tratá-las, através da desfibrilação, uma aplicação de corrente elétrica que para a arritmia, fazendo com que o coração retome o ciclo cardíaco normal.


O Desfibrilador Automático Externo (DEA), utilizado em parada cardiorrespiratória, tem como função identificar o ritmo cardíaco "FV" ou fibrilação ventricular, presente em 90% das paradas cardíacas. Efetua a leitura automática do ritmo cardíaco através de pás adesivas no tórax. Tem o propósito de ser utilizado por público leigo, com recomendação que o operador faça curso de Suporte Básico em parada cardíaca. Descarga: 200 J ( bifásico ) e 360 J ( monofásico ) em adultos. Crianças, acima de 8 anos - 100 J (redutor). Não há consenso na utilização de crianças com menos de 30 kg.
Hoje, são utilizados equipamentos em Unidade Emergência e UTI, com cargas monofásicas que variam de 0 a 360 Joules ou Bifásicas de 0 a 200J.
O DEA, Desfibrilador Automático Externo, é equipamento capaz de efetuar desfibrilação com leitura automática, independente do conhecimento prévio do operador.
Em muitos países a aquisição e utilização dos aparelhos DEA é livre e incentivada, pelas seguintes razões: -Em caso de paragem cardiorrespiratória tem de ser aplicado de imediato, não havendo tempo para chamar o 112/emergência; -Os DEA atuam sozinhos/inteligentemente, aplicando o choque apenas se for estritamente necessário.

O seguintes links apresentam uma notícia sobre a colocação de desfibriladores em locais públicos:
http://www.dnoticias.pt/actualidade/madeira/229053-desfibrilhadores-em-locais-publicos-avancam-em-breve

http://www.she.sonaesierra.com/pt-pt/seguranca-e-saude/visitantes.aspx

Sem comentários: